Banrisul adota conduta antissindical ao enviar correspondência constrangedora aos sindicalizados

Nesta segunda-feira, 16, o sindicato protocolou documento a ser enviado para Gestão de pessoas, solicitando que o formulário remetido pela diretoria seja tornado sem efeito.

Os empregados do Banrisul associados ao sindicato dos bancários de Florianópolis e Região, foram surpreendidos pelo recebimento de uma inusitada correspondência. Nesse e-mail, o Banco solicita que o empregado confirme a sua condição de associado do Sindicato. Cabe destacar que essa correspondência nada tem a ver com a extinta contribuição sindical, conhecida como imposto sindical ou quaisquer contribuições extraordinárias. Tem a ver com a mensalidade sindical, que é a taxa que cada associado paga espontaneamente e que garante a condição de sócio da entidade.

O Banco recebe as autorizações assinadas pelos bancários no momento da filiação sindical. Portanto, o Banco tem pleno conhecimento da condição de associado do bancário, que é confirmada pelo envio de listagem atualizada mensalmente pela entidade sindical.

O envio de uma correspondência para os bancários para que eles confirmem a sua condição de associado ao Sindicato é um ato de constrangimento ao trabalhador e caracteriza uma clara conduta antissindical. A direção do SEEB Floripa espera que a diretoria do Banrisul torne sem efeito esta correspondência aos associados do sindicato. Pois entende que esta foi uma atitude completamente desnecessária. É inadmissível qualquer interveniência do Banrisul na relação com os associados do sindicato.

Os sindicatos foram orientados pela Fetrafi-RS que devem também orientar os empregados do Banrisul, que receberam a correspondência, a não assinar ou enviar resposta ao banco até que cada sindicato encontre uma solução para este problema.

Segue abaixo ofício protocolado no Banrisul para ser repassado ao RH do banco:

Ofício SEEB

 

SEEB Floripa com informações da Fetrafi-RS

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar