De acordo com o balanço do Santander no Brasil, o banco lucrou quase R$ 10 bilhões em 2017, um incremento correspondente a mais de 35% em relação ao ano anterior. Números impressionantes frente ao crescimento da economia, cujo PIB cresceu apenas 1% no mesmo ano, segundo o IBGE.
Entretanto, mesmo descolado desse cenário, o banco continua demitindo funcionários. Até setembro de 2017, quase 1400 bancários foram demitidos em 12 meses, sem justificativa plausível. Recentemente, com a alteração da legislação trabalhista, ficou ainda mais fácil aos bancos desligarem funcionários visando a redução de custos.
Quem paga, portanto, são os clientes – cujo atendimento fica prejudicado –, e os funcionários da ativa, cujo volume de trabalho não dimimui – ao contrário: acumulam as atividades dos colegas desligados.
Por conta disso, bancários de várias cidades em SC realizaram, hoje (20/03), atos de fechamento de agências em protesto, em um movimento que pretende atingir escala nacional caso o banco continue com essas práticas.
ENVIAR COMENTÁRIO
Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.
ou se preferir use seu email pessoal
Enviar