Economia pouco inteligente do Santander está fadada ao fracasso

Banco espanhol está transferindo atendimento Select para o setor de Conta Corrente, sem oferecer treinamento adequado aos trabalhadores da área, o que resultará no aumento de reclamações de clientes ao Banco Central; Sindicato cobra capacitação e aumento salarial

São Paulo – Sem fornecer treinamento adequado nem aumento salarial, o Santander está transferindo o atendimento Select aos bancários da Conta Corrente. Voltado para clientes de alta renda, o segmento cobra tarifas mais altas (entre R$ 89 e R$ 99 ao mês) por oferecer serviços de investimentos financeiros. Por isso, exige dos funcionários certificado profissional (CPA) concedido pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O Sindicato apurou que o único treinamento fornecido pelo Santander aos funcionários da Conta Corrente foi um e-mail contendo algumas instruções.

A deficiência na capacitação, em conjunto com a falta de certificação Anbima, sujeita esses bancários a cometerem erros, resultando em reclamações dos clientes ao Banco Central, o que pode gerar demissões. Por insegurança, alguns bancários relatam que preferem transferir o atendimento para a URA (Unidade de Resposta Audível).

“O único objetivo do banco é aumentar o seu lucro por meio da redução de postos de trabalho e salários, e dificilmente será uma medida eficaz. O resultado dessa economia pouco inteligente será o aumento da insatisfação dos clientes, que pagam tarifas altas por um serviço de qualidade duvidosa, e consequentemente a presença mais constante do Santander no topo do ranking de reclamações do Banco Central. E obviamente a culpa dessa decisão fadada ao fracasso recairá sobre os trabalhadores”, critica André Bezera, dirigente sindical e bancário do Santander.

“Por isso, se o banco pretende transferir os clientes Select para a Conta Corrente, o Sindicato reivindica treinamento e qualificação adequada, e a abertura de novas vagas com o pagamento dos mesmos salários dos bancários do atendimento Select”, cobra o dirigente.

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar