Por que não temos SISBB na eleição do Sim?

Entre 11 e 13 de dezembro haverá eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Sim- Plano de Saúde dos funcionários BB, egressos do Besc. Os associados, ativos e aposentados, receberão senha por correio para votar por site.

Esta é a primeira eleição que o Sim realiza separado do plano de previdência Fusesc. Esta separação ocorre devido a mudança estatutária que ocorreu no Sim em 05/12/17.

A notícia ruim é que a maior patrocinadora, Banco do Brasil, não autorizou o uso do sisbb para a eleição.

O conselheiro do sim José Carlos ressalta os prejuízos que isso causa. “Quando em 2013 fomos buscar junto ao Banco do Brasil que autorizasse o sisbb na eleição da fusesc-sim de 2014, nosso intuito era trazer participação dos ativos e a confiabilidade do sistema que o BB propicia”. Segundo José Carlos é um retrocesso impedir o sisbb nesta eleição do sim sob a alegação de que sãos poucos os associados, já o banco que autorizou recentemente nas eleições da Fusesc que tem os mesmos associados.

O Banco do Brasil informou através da Comissão de Empresa que “a pouca demanda não justifica o uso do sisbb.”

Para a conselheira Luciana trata-se de falta de compromisso coletivo, afinal, é preciso compreender que os mesmos associados do Sim estão na Fusesc. “Vejo muitos discursos sobre participação, mas somente eu e José Carlos nos posicionamos contrários a negativa de uso do sisbb, demanda levada adiante pela Comissão de Empresa, o que significa que buscar a participação não é importante para todos. Logo, é preciso ir além do discurso da participação. Imagina se impedissem o uso do sisbb nas eleições futuras da Cassi, Previ, Economus ou da Fusesc? Certamente, não há justificativas. Afinal, a quem interessa a participação ou a falta dela?”, ressalta Luciana.

“Mas, felizmente, os associados estão bem conectados ao Sim e se mobilizam através de comissões, encabeçadas pela Probesc. Estas comissões irão acompanhar bem de perto o sim nos próximos anos”, conclui Luciana.

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar

  • Pergunta:
    1) Os ativos egressos do BESC tinham a opção, no caso da eleição FUSESC, de votar também pelo telefone ou internet?
    2) Os ativos egressos do BESC, no caso da eleição da SIM, enfrentarão dificuldades no seu ambiente de trabalho para votar por telefone ou internet?

    Luiz João Bernardo