Por direito à moradia, MTST inicia marcha com mais de 10 mil pessoas nesta terça (31)

O objetivo é chegar até o Palácio do Estado e cobrar a desapropriação do terreno ocupado por mais de 8 mil famílias

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizam, desde às 7 horas desta terça-feira (31), uma marcha do acampamento Povo Sem Medo, que saiu da cidade de São Bernardo do Campo (SBC) rumo à cidade de São Paulo (SP). Mais de 10 mil pessoas participam da manifestação, que deve percorrer 23 quilômetros.

O objetivo é chegar até o Palácio do Governo e cobra do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a desapropriação do terreno ocupado por mais de 8 mil famílias em SBC para construção de moradias populares. Além disso, pedirão a imediata construção de moradias em terrenos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) já destinados em projetos, assim como a manutenção do programa Casa Paulista.

“Essa marcha terá um encontro muito bonito, na Ponte do Morumbi, com aliados do movimento. Todas e todos estão mais do que convidados”, disse, Guilherme Boulos, da direção do Movimento, durante a caminhada.

Resistência

Na tarde desta segunda-feira (30), artistas e militantes se reuniram no acampamento em SBC para o show de Caetano Veloso, que estava previsto para o início da noite.

No entanto, o show foi impedido de acontecer, após a juíza Ida Inês Del Cid, da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Bernardo do Campo, aceitar a ação civil pública apresentada pelo Ministério Público estadual pedindo a proibição da apresentação.

O argumento da magistrada em sua decisão é que o “brilhantismo” do cantor Caetano Veloso atrairia “muitas pessoas para o local, o que certamente colocaria em risco estas mesmas”. A juíza também determinou uma multa de R$ 500 mil caso a ordem fosse descumprida.

Diante da proibição, Caetano Veloso, Sônia Braga, Criolo, Aline Moraes, Emicida, Letícia Sabatela e Marina Person participaram de uma manifestação em apoio à ocupação e à marcha desta terça.

“Manobras foram realizadas para que esse show não acontecesse, mas estamos aqui. Estamos juntos com vocês”, afirmou Caetano Veloso durante o ato. “Vocês são exemplos nesse momento que o país está passando por tudo isso. Vocês são a força da esperança”, disse Letícia Sabatella.

O Brasil de Fato acompanhará a chegada da marcha a São Paulo. Acompanhe!

Fonte: Brasil de Fato

Edição: Luiz Felipe Albuquerque

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar